sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PANACEIA

PANACEIA
A euforia pela vitória do Rio de Janeiro como sede das olimpíadas é justa e as comemorações devidas.Governo e população estão em harmonia e em bom estado de espírito quanto ao assunto. Há entretanto uma preocupação que este blogueiro gostaria de compartilhar.
Vivemos por conta da euforia, uma verdadeira panacéia, a de acreditar que os jogos olímpicos de 2016 serão a solução para todas as mazelas sociais que vitimam o povo carioca. Pelo menos esse é o peixe que tentam vender os chefes políticos de hoje, os mesmos que buscam para si os créditos da escolha da cidade como sede.
Sem dúvida que melhorias virão, há aquelas obrigatórias em termos de infra-estrutura mínima para a realização do mega evento. Entretanto, as demais dependerão de boa vontade política e do bom uso do dinheiro público.
Ao invés de acreditar que a fada-madrinha realizará todos os nossos desejos, e que tudo será melhor, é preciso que operemos em nós uma mudança de comportamento e de antigos conceitos de cachorro magro neo-colonialista. Recebemos o direito de sediar os jogos não pelas belezas naturais da cidade maravilhosa, mas pelo que representamos como país hoje para o mundo. Somos a 9ª economia do mundo - é muito volátil essa posição – caminhamos para nos estabilizar como a 5ª maior. Temos respeito e credibilidade no mercado financeiro.
Está na hora de nos orgulharmos mais de nosso país e de tudo que ele tem conquistado até então, se temos uma distribuição de renda muito desigual, precisamos mudar isso, mas não pode impedir que levantemos nossas cabeças com altivez e encaremos outros não mais como os coitados sul-americanos, mas como um gigante que finalmente está acordando e fazendo muito barulho