Um dos pensamentos que povoam minha mente é justamente o uso da língua. Na escola a professora sempre me fazia sentir o mais ignorante de todos e o pior é que eu devia ser mesmo, nunca acertava o pronome e sempre escorregava no uso do plural.É curioso pensar que todo mundo no Brasil se sente um pouco ignorante quanto à língua portuguesa, essa que nos faz sentir estrangeiros muitas vezes, e não como falantes nativos.
Amigo leitor, você já se sentiu estrangeiro ao usar o português? Já teve a sensação de que não sabe falar nem escrever corretamente seu próprio idioma? Já teve a sensação ou já ouviu alguém falar que o que falamos é o lixo da língua portuguesa?Espero que a resposta de alguns de vocês seja positiva, dessa forma estarão em concordância com minhas preocupações linguísticas.E caso responda negativamente, acredito que nunca tenha pensado sobre isso ou sejas um intelectual ou especialista na língua portuguesa.Ela, a professora, falava daqueles pronomes do caso reto, mas para mim sempre pareciam tortos. É muito difícil, dizem que nossa língua é a mais complicada de todas.Deve ser mesmo, nem o brasileiro admite que consegue falar corretamente.Cada região do Brasil se gaba de falar melhor que a outra, e cada uma se expressa de forma diferente, mas todas concordam que não falam o puro e belo português.
Nesse ponto de belo e puro é que parece está a raiz do problema, belo e puro segundo o quê? Eu não tinha maturidade etária nem lingüística na época para tratar desse assunto, falaremos melhor sobre isso mais tarde nos capítulos que espero, estão por vir.